quarta-feira, 23 de novembro de 2011

RELATO DO PROJETO BRINCANDO COM POESIAS

     O projeto “Brincando com poesias”, idealizado pela professora Maria Betânia e abraçado pela equipe pedagógica da Creche JK, como também funcionários e pais, foi desenvolvido durante o primeiro semestre do corrente ano com o objetivo de possibilitar às crianças a conhecerem, apreciarem e produzirem poemas de forma lúdica, despertando o prazer da leitura e escrita.
    Munida pelo desejo de oferecer a seus alunos outros mundos que a literatura nos proporciona, a professora planejou diversas atividades: pesquisas bibliográficas; visitas a biblioteca; passeios a sítio para observar alguns personagens em estudo; seleção de material (livros, CDs, depoimentos de pessoas); leituras diárias de poemas; elaboração de registros (desenhos, escrita, pinturas) para aprofundar o conhecimento sobre o assunto escolhido.
    Sabendo que é importante lembrar o quanto o brincar é importante para o desenvolvimento da criança e que as brincadeiras oferecem diversão e entretenimento, além de ajudar no aprendizado, a professora trabalhou alguns poemas relacionados a este tema e aproveitou para confeccionar brinquedos, utilizando materiais de sucata.
    O projeto culminou-se com um sarau poético, expondo todas as produções dos alunos realizadas em sala de aula e em casa, recitações de poesias e como produto final o momento de autógrafo do livro de poemas produzido pelas crianças durante o desenvolvimento do projeto. Com a participação dos pais, autoridades e comunidade escolar o evento causou sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário